OUÇA AO VIVO 750 AM

Unidades do Sesc em SJC e Taubaté oferecem curso de introdução à agricultura natural e oficina de manejo da floresta comestível

Nos dias 15 e 16, Sesc Taubaté oferece a oficina “Manejo da Floresta Comestível: Solos e Ciclagem de Nutrientes, das 9h30 às 12h30. O solo será o tema do encontro que parte dos princípios da agroecologia para práticas pedagógicas.

 

Já o Sesc SJC promove, nos dias 18, 19 e 22/6, o curso de “Introdução à Agricultura Natural, Teoria e Prática da Filosofia Verde”, com técnicas de agricultura associadas à sustentabilidade, introdução teórica à Agricultura Alternativa, e vivência no Recanto dos Ipês (Jacareí), com práticas de adubação verde, manejo de biomassa e produção de Bokashi.

 

sesc
As atividades fazem parte da celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

As atividades fazem parte da celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), em que todo o mês o Sesc São Paulo será palco de reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais, por meio de uma programação especial que integra o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, iniciativa vinculada ao programa de Educação para a Sustentabilidade, mantido pela instituição. O projeto traz cerca de 200 atividades, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo.

 

O “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é um projeto permanente, criado em 2012, com ações realizadas durante todo o ano nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Tem como objetivo identificar iniciativas que conciliam aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais nos seus modos de vida, produção e trabalho, além de compartilhar práticas, saberes e experiências socioambientais voltadas ao cuidado com o ambiente e com as pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Para isso, durante todo o mês de junho, o projeto intensifica suas ações no intuito de integrar os representantes das diversas iniciativas socioambientais mapeadas, além de promover o diálogo entre o público geral e as iniciativas que transformam a realidade numa perspectiva responsável, justa, ética e sustentável.

 

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “As temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras.” E complementa: “Diante deste desafio, o Sesc atua na perspectiva dos processos de educação para a cidadania, valorizando o debate em torno dos direitos e deveres do cidadão, como forma de encontrar caminhos e respostas diante da complexidade destas questões.”

 

Além da programação especial em todas as unidades, o Sesc SP apresenta a 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – o melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds), entre os dias 12 e 15, no Sesc Sorocaba, com palestras de importantes nomes do ativismo socioambiental, como o indiano Manish Jain, Antônio Nobre, Sonia Guajajara, Célio Turino; mesas de debates; apresentação de pôsteres; oficinas e intervenções culturais. A realização é em parceria com a ESALQ/USP – Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) e a Universidade Federal de Alfenas.

 

A programação completa por unidade e detalhes sobre a conferência estão disponíveis em <http://bit.ly/2LxzaQP >.

WhatsApp chat