OUÇA AO VIVO 750 AM

Taubaté intensifica campanha contra a tuberculose nesta segunda-feira (5)

Taubaté intensifica campanha contra a tuberculose nesta segunda-feira (05). As ações irão até o dia 19. A Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual propôs aos municípios do Estado de São Paulo a busca ativa de sintomático respiratório de casos da doença.

Em Taubaté, por exemplo, dados levantados pela Vigilância Epidemiológica indicam uma tendência de aumento do número de casos de tuberculose em pessoas mais jovens. De janeiro ao final de outubro deste ano, a Vigilância Epidemiológica Municipal contabilizou a incidência de 79 casos de tuberculose na cidade, entre os quais 50 homens e 29 mulheres. Do total de casos notificados, 25,3% são de pessoas entre 20 e 29 anos. No ano passado, a maior prevalência era da faixa etária entre 40 e 49 anos.

No município de Taubaté a campanha irá estimular o interrogatório sobre tosse, a identificação dos sintomáticos respiratórios e a coleta de baciloscopia (escarro). A campanha será realizada nas Unidades Básicas de Saúde, no Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), e no Consultório de Rua.

WhatsApp chat