OUÇA AO VIVO 750 AM

São Xico integra guia estadual de observação de aves

Durante o AvistarBrasil, evento que aconteceu no último fim de semana, na USP (Universidade de São Paulo), ocorreu o lançamento do Guia de Observação de Aves do Estado de São Paulo. A novidade é que o distrito joseense de São Francisco Xavier foi contemplado, sendo incluído com destaque na publicação. O AvistarBrasil é considerado o maior evento brasileiro de observação de aves.

aves
Distrito de São Francisco Xavier tem cerca de 400 espécies de aves registradas – Foto: Divulgação

A observação de aves é uma atividade que ganha novos adeptos a cada dia, no mundo inteiro. O turismo de observação de aves é um turismo benéfico para o distrito de São Francisco Xavier, por ter forte carga de consciência ambiental.

O Núcleo das Aves de São Francisco Xavier foi um dos locais escolhidos para a reintrodução da jacutinga, espécie ameaçada de extinção, e ainda o bicudinho-do-brejo-paulista, espécie identificada somente em 2004. O distrito de São José dos Campos tem cerca de 400 espécies registradas.

Festival Avoando

De 10 a 14 de julho, a Prefeitura de São José dos Campos realizará no distrito de São Francisco Xavier o Festival Avoando – Festival de Observação de Aves de São Francisco Xavier.

No distrito, as atividades do festival acontecerão na Casa de Cultura, na Biblioteca Solidária e no Parque Municipal de SFX. Em São José dos Campos, o evento ocorrerá no Parque Vicentina Aranha, no Parque da Cidade e no Parque Natural Municipal Augusto Ruschi.

O festival é parte de um esforço que envolve a Prefeitura e a sociedade civil para estimular o turismo de observação de aves no distrito, área de grande biodiversidade e importância ambiental.

WhatsApp chat