OUÇA AO VIVO 750 AM

São José: Unidade Buquirinha é reformada para receber UBS Resolve

A Unidade Básica do Buquirinha passa por reformas para receber o programa UBS Resolve no final do mês de agosto - Foto: Lucas Cabral/PMSJC
A Unidade Básica do Buquirinha passa por reformas para receber o programa UBS Resolve no final do mês de agosto – Foto: Lucas Cabral/PMSJC

A Unidade Básica de Saúde do bairro Buquirinha, na região norte de São José dos Campos, está passando por uma grande reforma para receber, no final deste mês, o programa UBS Resolve. Será a 28ª unidade de saúde a trabalhar dentro deste conceito de atenção básica, que veio com o objetivo de tornar as UBS’s mais resolutivas.

As obras começaram no final de julho e incluem a adequação da sala de coleta, reforma do telhado do prédio principal, revisão da tubulação de esgoto, construção de uma sala para ser usada como curativo, construção de um depósito de material de limpeza, pintura geral do prédio, reforma geral da parte elétrica, troca de luminárias, adequação de uma nova sala de inalação para garantir melhor privacidade aos usuários, troca de parte do piso, entre outras.

Todas as unidades que recebem o UBS Resolve passam por adaptações e reformas, executadas pela equipe de manutenção da Secretaria de Saúde. Elas também ganham nova identidade visual e sala de coleta para realizar exames laboratoriais. Outra mudança importante é o deslocamento da sala da gerência para próximo da recepção, para facilitar o contato com a comunidade.

Além de todas as melhorias que o programa leva, as unidades também recebem o programa Gestão à Vista, que apresenta, em local visível ao público, um painel com os indicadores epidemiológicos daquela unidade, permitindo o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população de sua área de abrangência.

A Secretaria de Saúde utiliza esses indicadores para avaliar a qualidade da assistência prestada ao munícipe. São taxas ou índices que mostram, por exemplo, dados de mortalidade, internação, cobertura vacinal, doenças mais comuns, consultas, exames e cirurgias realizadas, entre outros.

WhatsApp chat