OUÇA AO VIVO 750 AM

São José sedia Seminário Internacional de Mobilidade

A AEA (Associação dos Engenheiros e Arquitetos) de São José dos Campos, com o apoio da Prefeitura Municipal, abriu na noite desta quinta-feira (27) a 3ª edição do Seminário Internacional de Mobilidade Urbana, que será realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte.

bike
Meios de transporte sustentáveis serão debatidos durante o evento no Cefe – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O evento já contou com palestras nesta quinta-feira e continua com uma programação recheada nesta sexta-feira (28), a partir das 8h45, e no sábado (29).

O seminário é totalmente gratuito e, além de palestras, terá a apresentação de cases nacionais e internacionais de sucesso na área de mobilidade, exposição de diversas empresas parceiras, curso sobre carro elétrico e uma oficina realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de São José para discutir o novo modelo de transporte público na cidade.

Nesta edição, o evento será focado na mobilidade urbana e humana, a integração dos diferentes modais, os meios de transporte sustentáveis e inclusivos e os impactos que causam no dia a dia das pessoas e na economia das cidades, além de promover um debate entre profissionais técnicos e sociedade civil sobre quais são as perspectivas futuras da mobilidade e a quebra de paradigmas.

O presidente da AEA, Carlos Vilhena, acredita que os aparelhos celulares terão um papel determinante nos próximos anos. “Hoje, não discutimos muito a questão de transporte, tráfego, mas sobre a mobilidade urbana e humana. Acredito que de 3 a 7 anos o mundo estará diferente, a forma como nos locomovemos. Estaremos ainda mais ligados ao celular, aplicativos, veículos sob demanda”, disse.

“Gerenciamos toda a nossa vida pelo celular e podemos construir nossos conhecimentos pelo celular. Por isso é uma questão de mobilidade humana. Precisamos pensar na frente e nas próximas gerações, pensando em uma agenda sustentável”, completou Vilhena.

Além da participação de grandes nomes regionais e nacionais para os painéis, o evento contará com a presença internacional de Manuel Hall, Diretor de Mobilidade Inteligente da EDP Lisboa, cidade que tornou-se a capital da mobilidade da Europa ao ganhar o prêmio da Semana Europeia da Mobilidade de 2018 pelo empenho do município na promoção do ambiente e da mobilidade sustentável.

Para participar do evento é preciso fazer uma inscrição no site da AEA, onde os interessados também podem consultar toda a programação.

WhatsApp chat