OUÇA AO VIVO 750 AM

São José recebe espetáculo de dança inspirado em Chopin

Chopin
Composição coreográfica, personagens e figurinos são todos inspirados na commedia dell’arte – Foto: Divulgação

O pianista francês Frederic Chopin (1810 – 1849) é a inspiração do espetáculo de dança que será apresentado neste sábado (11) e domingo (12), às 20h, no Teatro Municipal, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local, a partir das 17h dos dois dias.

Nomeado de ‘By Chopin’, o espetáculo neoclássico, realizado pela Ícaro Companhia de Dança com o patrocínio do Proac, utiliza recortes da obra musical do pianista, gênio do período romântico na Europa. A seleção musical busca momentos intimistas do compositor ao piano e finaliza com uma obra sinfônica, que remete naturalmente a um conjunto.

A composição coreográfica, personagens e figurinos são todos inspirados na commedia dell’arte, forma de teatro popular feito nas ruas e praças públicas, que começou no século 15, na Itália, e permaneceu na França até o século 18. Como tinham como base a improvisação, o estilo também ficou conhecido como commedia all’improvis. A forma ainda sobrevive por meio de alguns grupos teatrais.

Perfil

A Ícaro Companhia de Dança surgiu na cidade de São Paulo, em 2005, em uma mostra de dança no Teatro Sérgio Cardoso. O grupo adota o estilo neoclássico e acredita que é possível uma convivência saudável entre todas as tribos. O nome ‘Ícaro’ é inspirado na lenda grega que diz que todos podem ter asas para voar atrás de seus objetivos.

 

Teatro Municipal de São José dos Campos
Rua Rubião Júnior, 84, 3º andar – Centro
(12) 3942-1144

WhatsApp chat