OUÇA AO VIVO 750 AM

São José dos Campos: Parque Industrial recebe UBS Resolve e projeto Gestão à Vista

A UBS do Parque Industrial, na região sul de São José dos Campos, é a 25ª unidade a receber o programa UBS Resolve. Este modelo de atenção básica implantado pela Prefeitura começa a funcionar no local nesta quinta-feira (30), com mais uma novidade: o projeto Gestão à Vista.

Além de todas as melhorias que o programa leva para as unidades básicas, a do Parque Industrial será a primeira a receber o Gestão à Vista, que também será implantado pela Prefeitura em todas as unidades da rede.

ubs
UBS do Parque Industrial, na região sul de São José dos Campos, é a 25ª unidade a receber o programa UBS Resolve – Foto: Lucas Cabral/PMSJC

O projeto prevê a instalação, em local visível ao público, de um painel que mostra os indicadores epidemiológicos da unidade, permitindo o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população de sua área de abrangência.

A Secretaria de Saúde utiliza esses indicadores para avaliar a qualidade da assistência prestada ao munícipe. São taxas ou índices que mostram, por exemplo, dados de mortalidade, internação, cobertura vacinal, doenças mais comuns, consultas, exames e cirurgias realizadas, entre outros.

Essa é mais uma medida que tem como objetivo ampliar a qualidade e transparência do que a Prefeitura faz para melhorar a saúde do cidadão joseense.

Melhorias

Para receber o UBS Resolve, a unidade do Parque Industrial passou por adaptações e pequenas reformas, como nova pintura e sala de coleta para exames laboratoriais.

A unidade tem 31.590 pacientes cadastrados e é referência para os moradores dos bairros Jardim das Azaleias, Parque Industrial, Conjunto 31 de Março, Palmeiras de São José, Jardim Veneza e Jardim Anhembi.

Seu quadro de servidores é composto por 2 ginecologistas, 4 pediatras, 6 clínicos, 4 dentistas, 2 enfermeiras, 15 auxiliares ou técnicos de enfermagem, 2 auxiliares odontológicos, 2 higienistas dental, 1 nutricionista e 1 gerente de unidade.

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar as unidades básicas de saúde mais resolutivas. A coleta de exames é feita todos os dias, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

A meta da Prefeitura, até o final do próximo ano, é implantar o programa em todas as 40 unidades da rede.

WhatsApp chat