OUÇA AO VIVO 750 AM

São José deixará de atender novos pacientes de oncologia que moram em outras cidades

Prefeitura de São José dos Campos deixará de atender pacientes encaminhados por outros municípios da região para tratamento de oncologia pelo SUS. A decisão foi tomada após diferenças entre o que o município tem gastado e o que tem recebido do Governo Federal e passa a valer á partir do dia 1º de outubro.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Tratamento clínico de oncologia no Hospital Pio XII – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O atendimento que é realizado no Hospital Pio XII continuará sendo feito aos pacientes de outras cidades que já estão em tratamento. O corte no atendimento afetará principalmente os pacientes das cidades de Monteiro Lobato, Paraibuna, Caçapava, e Jambeiro, que tem em São José a cidade como referência para o tratamento. Hoje estão em tratamento oncológico na rede municipal 2.174 pacientes, sendo 268 de fora de São José.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São José, a medida foi necessária por conta da defasagem do teto financeiro para cobertura dos custos com o tratamento oncológico. A verba é repassada pelo governo federal.A prefeitura absorve essa diferença pagando com recursos próprios. Segundo o secretário, em 2018 o Ministério da Saúde pagou por 2.052 procedimentos oncológicos, enquanto o município realizou 4.337, mais que o dobro do contratado.

WhatsApp chat