OUÇA AO VIVO 750 AM

São José chega a 12 mil lâmpadas de LED instaladas

Lançado em janeiro pela Prefeitura de São José, o Projeto Iluminar já atingiu 12.220 mil lâmpadas LED implantadas no município. Até o fim de semana, serão instaladas mais 746 luminárias em ruas, avenidas e travessas do Parque Industrial, na região sul, contemplando todo o bairro.

Até o fim de 2020, serão 50 mil lâmpadas LED, melhorando a iluminação pública em todos os bairros da cidade e aumentando a segurança dos moradores.

Uma equipe da Urbam, formada por 28 funcionários, realiza a troca bairro a bairro – Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Na primeira fase do Projeto Iluminar, foram priorizados os corredores de ônibus, o entorno de escolas e locais com câmeras do COI (Centro de Operações Integradas) de todas as regiões. Em maio, a substituição da iluminação começou a ser feita por bairros.

Já foram contemplados na região leste os bairros Jardim Castanheiras, Jardim Paraíso do Sol, Jardim Nova Michigan, Chácaras Araújo, Chácaras Águas da Prata, Parque Novo Horizonte e Jardim Cerejeiras.

Na região sul receberam a nova iluminação os bairros Conjunto Residencial Morada do Sol, Residencial 31 de Março, Jardim Azaleias, Jardim Petrópolis, Jardim Veneza, Parque Independência, Residencial Recanto dos Pinheiros, Residencial De Ville e Floradas de São José. Todos os bairros serão contemplados.

No Parque Industrial, as vias com maior número de pontos de luz são as ruas Goiânia, com 86, Anápolis (48), Pimenteiras (40) e a avenida Fortaleza (39).

Uma equipe da Urbam, formada por 28 funcionários, realiza a troca bairro a bairro

Finalizado o serviço no bairro, as próximas instalações serão na região oeste nas avenidas Paratehy e Fernando Sabino, além da Alameda Kuno Schiffer, no Reserva do Paratehy; avenidas Shishima Hifumi e Possidônio José de Freitas, no Urbanova 1; avenida Papa João Paulo 2º, no Urbanova 5; Avenida Maria de Lourdes Friggi, no Urbanova 7 e na avenida Major Miguel Naked, no Jardim das Colinas.

Para garantir agilidade e eficiência, o trabalho é realizado todos os dias da semana, 24 horas por dia. São usados quatro caminhões para realizar o serviço, além de uma Área de Vivência – um caminhão totalmente equipado para apoio e conforto aos funcionários no local de trabalho. A Área de Vivência possui banheiro, mesas e bancos, água gelada, frigobar, forno, armários e equipamentos de primeiros socorros.

Manutenção da iluminação pública

O serviço de manutenção da iluminação pública (troca de lâmpadas queimadas) continua sendo feito paralelamente à troca da iluminação por LED. O índice alcançado neste mês de junho é inferior a 1% de lâmpadas apagadas (766 pendências para troca de lâmpadas), num total de 80 mil pontos.

O percentual está bem abaixo da média de outras cidades do mesmo porte que é de 3% de lâmpadas queimadas.

Iluminar

A gestão do Projeto Iluminar é realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade e o serviço de troca das lâmpadas é executado pela Urbam. As equipes trabalham todos os dias da semana. Em vias de grande movimento de veículos, o trabalho ocorre no período noturno para não causar impacto no trânsito.

Com a implantação das lâmpadas econômicas de LED, a previsão é que a Prefeitura tenha uma economia de cerca de 40% com a energia elétrica. Além de mais econômicas, as luminárias são mais eficientes e modernas, com vida útil de cerca de 10 anos. As de vapor metálica e de sódio têm duração média de quatro anos.

 

WhatsApp chat