OUÇA AO VIVO 750 AM

Ribeirão Vermelho terá plantios e caminhada ecológica no domingo em São José

Neste domingo (27), a partir das 8h30, o Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova, receberá mais uma ação de plantio de árvores e uma caminhada ecológica para conhecimento das principais árvores do Parque.

A atividade é aberta a todos os interessados. O ponto de encontro será no portão sul (Avenida Maria de Lourdes Friggi).

Serão plantadas 25 mudas de espécies nativas que irão contribuir com o sombreamento e conforto térmico do Parque.

Além do plantio, será realizada uma caminhada ecológica com o público pelo interior do Parque, próxima ao fragmento de Mata Atlântica abrigada pelo Parque. A caminhada será guiada pelo engenheiro florestal Rogério Mazzeo, que descreverá os detalhes das principais espécies arbóreas do local.

Durante a caminhada ecológica, os participantes poderão conhecer detalhes sobre as principais espécies arbóreas do local - Foto: Charles de Moura/PMSJC
Durante a caminhada ecológica, os participantes poderão conhecer detalhes sobre as principais espécies arbóreas do local – Foto: Charles de Moura/PMSJC

A ação faz parte do Programa “Arboriza São José”, da Prefeitura de São José dos Campos, sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com a cooperação da organização da sociedade civil Amigos da Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier.

O plantio conta com apoio técnico operacional da Secretaria de Manutenção da Cidade e Urbanizadora Municipal S/A.

Plantios

No último fim de semana, o Ribeirão Vermelho ganhou o plantio de 87 novas árvores para enriquecimento arbóreo, sendo parte delas para formar um bosque de frutíferas no âmbito do Programa Pomares Nativos Educativos.

A ação contou a participação de voluntários da comunidade e de associados da Ordem dos Advogados do Brasil, que na ocasião lançou uma cartilha sobre os serviços ecossistêmicos das árvores.

Parque

O Parque Ribeirão Vermelho é um parque linear que cumpre a função de proteção dos recursos hídricos da sub-bacia do Ribeirão Vermelho, da biodiversidade local e da vegetação nativa.

O Parque Ribeirão Vermelho tem aproximadamente 250 mil metros quadrados e dispõe de áreas para a prática de esporte e lazer, além de um fragmento de mata nativa.

WhatsApp chat