OUÇA AO VIVO 750 AM

Projeto Guri realiza a 4ª edição do Concurso de Composição Musical

As inscrições para o 4º Concurso de Composição Musical  estão abertas até o dia 10 de maio. A ação, organizada pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – tem o objetivo de promover e incentivar a criatividade de crianças e adolescentes.

Conselho de Mobilidade Urbana se reúne nesta sexta-feira em São José dos Campos

A competição abrange todos os estilos musicais e é destinada a alunos e alunas de todas as idades, matriculados nos polos do interior, litoral e Fundação CASA.

“O objetivo do Concurso é estimular a criação individual e coletiva dos Guris. A ideia é potencializar a ousadia e o exercício criativo”, define Deborah Lobo, Assessora de Projetos Especiais do Guri e responsável pela gestão do concurso.

Para participar do torneio, cada candidato ou grupo – de até 30 integrantes – deve entregar uma composição autoral e inédita, de tema livre, com até 3 minutos de duração. Assim como nos anos anteriores, os Guris poderão se inscrever em duas categorias: a primeira, infantil, para crianças de 6 a 11 anos; e a segunda, infantojuvenil, para adolescentes e jovens de 12 a 21 anos.

Também será possível a integração entre diferentes faixas etárias. “No caso da faixa etária mista, a categoria será definida por dois critérios: se a composição for coletiva, será definida pela faixa etária predominante no grupo (acima de 50% dos integrantes). Se a composição for de um dos alunos, executada coletivamente, determinará a categoria a idade do compositor”, explica a gestora.   

Ambas as faixas etárias serão premiadas:

1º lugar – Workshop profissional com até 6 horas de duração voltado à prática musical e aprimoramento de performance da faixa premiada. Gravação da composição em estúdio profissional e finalização/masterização para produção de material voltado à difusão eletrônica; 

2º lugar – Workshop profissional com duração de até 6 horas voltado à prática musical;

 

3° lugar – Livros, CDs ou DVDs conforme o número de ganhadores (as).

A música a ser inscrita deve ser registrada em áudio ou vídeo, com boa qualidade sonora, e disponibilizada por meio de um link no formulário de inscrição, seja do Youtube, Soundcloud, Vimeo ou outros sites similares de divulgação de música. Cada aluno pode participar com apenas uma composição. O material será avaliado por um Comitê de Avaliação e Seleção multidisciplinar, composto por profissionais da Amigos do Guri, que seguirão os seguintes critérios:

  • Materiais Sonoros:Exploração e manipulação com riqueza dos elementos sonoros;
  • Forma:Conexão entre as partes: desenvolvimento da forma da música;
  • Fluência:Domínio do discurso com desprendimento e propriedade;
  • Originalidade:Inovação dentro do estilo musical proposto.

 

Entende-se por composição a combinação de silêncios e sons em diferentes dinâmicas e timbres dentro de um espaço de tempo, seja instrumental ou com letra. A primeira edição do concurso foi realizada em 2016, envolvendo alunos e alunas na comemoração dos 21 anos do Projeto Guri, e contou com 237 músicas inscrições.

WhatsApp chat