OUÇA AO VIVO 750 AM

Procon fiscaliza preços para evitar descontos inexistentes em produtos na Black Friday

Enquanto os consumidores estão na expectativa da Black Friday, o Procon de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura, está de olho nos preços de vários produtos. Desde a semana passada, técnicos do órgão estão monitorando 8 sites populares de venda online e 7 importantes lojas físicas da cidade.

O objetivo é acompanhar a variação de preços e combater possíveis artifícios para ludibriar o consumidor com ofertas falsas. Esse trabalho continua até o dia 23 do próximo mês, quando ocorre a badalada promoção anual de vendas que abre a temporada do comércio natalino deste ano. A data sempre cai na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira de novembro.

De acordo com o Procon, uma das práticas abusivas mais comuns é a maquiagem de preços. É quando os fornecedores elevam artificialmente os valores dos produtos no período anterior para anunciá-los com descontos fictícios na Black Friday, causando uma falsa impressão de vantagem para o comprador.

Durante a Black Friday, o Procon também vai realizar uma operação para orientar consumidores, registrar reclamações de irregularidades e fiscalizar estabelecimentos denunciados. Haverá um plantão de atendimento das 17h às 22h pelo telefone 151.

Defesa do Consumidor

Rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas, com entrada pela avenida José Longo
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
3909-1440
www.sjc.sp.gov.br/procon

WhatsApp chat