OUÇA AO VIVO 750 AM

Prefeitura de São José inicia obra na Coronel José Monteiro no dia 15

A Prefeitura de São José dos Campos inicia, no próximo dia 15, as obras de requalificação da rua Coronel José Monteiro, uma das principais vias do comércio na região central da cidade. O serviço está incluso em um pacote de seis obras de requalificação de áreas urbanas da cidade.

centro
Conceito do projeto para a Coronel José Monteiro é a criação de um espaço acessível, ativo e agradável – Foto: Charles de Moura/PMSJC

A requalificação proposta para a Coronel José Monteiro vai ao encontro das políticas de priorização dos modos ativos de deslocamento no município (a pé e de bicicleta) e ao conceito de “Cidade para pessoas”, instituído através do Plano de Mobilidade Urbana (Lei 576/16). A obra dará mais visibilidade aos comércios e segurança e conforto ao público que frequenta a região.

O conceito do projeto para a Coronel José Monteiro é a criação de um espaço acessível, ativo e agradável, onde as pessoas se sintam confortáveis para caminhar, fazer compras, tomar um lanche ou simplesmente descansar. Para tanto, estão sendo propostos espaços de descanso com bancos, vegetação, locais para estacionamento de bicicleta, aumento da área calçada e manutenção de uma faixa de rolamento para passagem de veículos em baixa velocidade, compatível com a grande concentração de pedestres que por ali transitam.

O projeto de requalificação da rua, em conjunto com as diversas ações na área de mobilidade urbana, foi enquadrado pelo WRI Brasil dentro do conceito de “Ruas Completas”, o que credencia São José dos Campos a fazer parte da Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono.

Atualmente, apenas 17 municípios do país fazem parte da rede, que contempla projetos de ruas desenhadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas, de todas as idades, usuários de qualquer modo de transporte. O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.

De acordo com a ACI (Associação Comercial e industrial) de São José, cerca de 12 mil pessoas circulam, na maioria das vezes a pé, pelo comércio da região central e cerca de 70% desse público utiliza o transporte público para chegar ao centro.

A obra será feita no trecho entre a rua Vilaça e o Calçadão e por etapas. Na primeira, será realizado o aumento do passeio (calçada) de um dos lados e após o término será feito o mesmo do lado oposto. Nas duas etapas será haverá uma faixa de rolamento para os carros.

Mesmo durante as obras, os acessos para as lojas estarão garantidos e a circulação de pessoas permitidas, com a segurança devida da obra. Na fase final da obra, a rua deve ser fechada para veículos devido aos maquinários que estarão no local.

Além de uma maior visibilidade no futuro, os comerciantes serão beneficiados com calçadas novas com o projeto. A previsão é que as obras na Coronel José Monteiro tenham duração de três meses.

Pacote de obras
A Prefeitura de São José dos Campos realizou em junho deste ano, a contratação da empresa Spalla Engenharia para a execução de obras de requalificação de áreas urbanas. O valor do contrato é de R$ 910.700,09, com vigência de seis meses para a conclusão das obras.

Demais obras
1 – Adequação de Praça Anchieta e implantação de passeio
2 – Implantação e segregadores de tráfego, bancos, floreiras e sinalização do espaço compartilhado da rua Sebastião Mumel, atrás do Mercado Municipal.
3 – Projeto geométrico para segurança de pedestre e acessibilidade de frente para a farmácia central, na avenida São José.
4 – Implantação de guias rebaixadas e calçadas nas avenidas dos Astronautas e Brigadeiro Faria Lima.
5 – Implantação de ciclovia na avenida Doutor João Batista de Souza Soares, entre a rua Oeiras e Arequipa.

WhatsApp chat