OUÇA AO VIVO 750 AM

Prefeitura de São José faz 2ª Operação Casa Limpa de 4 a 8 de novembro

A Prefeitura de São José dos Campos já programou a segunda Operação Casa Limpa de combate ao mosquito transmissor da dengue outras arboviroses. Acontecerá na próxima semana, de 4 a 8 de novembro, das 8h às 14h, nos bairros Jardim da Granja, Jardim Souto, Vila Cambuí, Chácaras São José, Jardim Uirá, Martim Cererê, Jardim Colorado e Residencial Flamboyant, na região leste da cidade.

A primeira Operação Casa Limpa ocorreu na região sul: cerca de 20 mil imóveis foram visitados pelos agentes - Foto: Lucas Cabral/PMSJC
A primeira Operação Casa Limpa ocorreu na região sul: cerca de 20 mil imóveis foram visitados pelos agentes – Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Esses bairros foram priorizados devido ao resultado da última avaliação de densidade larvária, divulgado nesta semana pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que apontou o IB (Índice Breteau) mais alto da cidade, 0,7.

O IB corresponde ao número de imóveis em que foram encontrados recipientes com larvas do mosquito durante a avaliação. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde preconizam o índice 1,0 como limite ideal, que confere uma baixa probabilidade de risco à epidemia.

O objetivo da Operação Cidade Limpa é recolher pneus, latas, potes, garrafas, plásticos e lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e qualquer outro recipiente que acumule água. Não são coletados terra e entulho de construção, tábuas, madeiras, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.

Na segunda e terça (4 e 5) os agentes de combate à endemia farão visitas a cerca de 5.000 imóveis destes bairros. Na quarta (6) serão feitas as entregas dos sacos de lixo e em seguida a passagem dos caminhões para recolher os inservíveis. Na quinta e sexta (7 e 8) as equipes voltam aos bairros para fazer um rescaldo.

Plano Municipal

A primeira operação aconteceu nos dias 19 de outubro em bairros da região sul: Jardim Satélite, Bosque dos Eucaliptos, Vila São Bento, Vila Nair, Vila Letônia, Floradas de São José e adjacências.

Foram visitados 14.696 imóveis e recolhidos 5,9 toneladas de materiais e objetos que servem de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. A quantidade lotou seis caminhões usados na operação. A ação mobilizou 125 agentes do Centro de Controle de Zoonoses, além de 30 funcionários da Secretaria de Manutenção da Cidade e da Urbam.

A Operação Casa Limpa é uma das ações do Plano Municipal de Combate às Arboviroses, lançado pela Prefeitura para enfrentar uma possível escalada dos casos de dengue na cidade.

Desde o início do ano, a Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos registrou 611 casos de dengue e 4 óbitos.

WhatsApp chat