Prefeitura de São José aumenta horário de algumas linhas de ônibus

A Prefeitura de São José dos Campos ampliou a oferta de ônibus em algumas regiões de grande fluxo de estudantes. A medida tomou como base um estudo que detectou o aumento na demanda das linhas 320 – Praça Afonso Pena/ Parque Industrial – e 306 – Limoreiro – Dutra/ Terminal Central.

Desde ontem (26), o usuário da linha 320 contará com seis novos horários nos dias úteis, aumentando o número de partidas de 46 para 52 partidas no sentido bairro e de 48 para 54 no sentido centro. Aos sábados, serão três novos horários, totalizando 21 partidas nos dois sentidos. A instalação de uma universidade na região do Parque Industrial contribuiu para a elevação da procura por transporte coletivo na região.

A Secretaria de Transportes realiza estudos de demanda, frequentemente, para atender as necessidades do usuário do transporte coletivo, que mudam constantemente em função do desenvolvimento da cidade. Esses levantamentos recomendaram outras providências, já adotadas pela Prefeitura.

Em março, um ônibus articulado passou a atender a linha 121 – Urbanova – Esplanada/Terminal Central, ampliando para 130 a capacidade de passageiros em uma única viagem, atendendo melhor os estudantes da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) que contam ainda com um novo horário de partida às 7h20.

Já para quem utiliza a linha 306 no sentido Unip, as novas opções estão disponíveis desde o início de fevereiro, com dois novos horários: 5h30 e 7h05 pela manhã, e 18h e 18h20 à noite, partindo do terminal central.

Os universitários que seguem para o Parque Tecnológico contam, desde 2014, com uma linha semiexpressa que leva o nome de Unifesp/Fatec, operando com agilidade nos horários de pico. A frota de veículos e o número de viagens que atendem esses estudantes também foram ampliados.

Programe-se
Com as novas mudanças, a tabela de horários precisou ser reajustada, e é fundamental que o usuário se programe antes da viagem. A programação de linhas do transporte público de São José dos Campos está disponível para consulta por telefone 156, internet e por meio de um aplicativo para smartphone.

O novo app Moovit permite que o passageiro escolha o itinerário mais rápido, consulte o mapa com os pontos de ônibus mais próximos e o horário previsto para cada linha.

Redação