OUÇA AO VIVO 750 AM

Operação Estiagem começa em São José e segue até setembro

defesa civil
Agentes da Defesa Civil combatem fogo em mato: Operação Estiagem conta com apoio da população para evitar incêndios – Foto: Charles de Moura/PMSJC

A Defesa Civil de São José dos Campos iniciará nesta segunda-feira a Operação Estiagem, que prosseguirá até 30 de setembro e tem a missão de combater incêndios em mato e florestas. O órgão conta com uma equipe de 23 agentes e cerca de 100 voluntários treinados.

Os plantões diários contarão com uma equipe de dois agentes e três voluntários. Caso necessário, uma equipe maior de agentes e voluntários poderá ser mobilizada.Neste ano, a Defesa Civil recebeu 14 chamadas em relação a queimadas. Durante a Operação Estiagem de 2018, realizada de junho a setembro, foram registrados 96 focos de queimadas.

Em São José, os telefones de emergência para a comunicação de incêndios é o 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar – Centro de Operações Integradas). Os bombeiros são os principais responsáveis para atuar no combate aos incêndios. Dependendo da avaliação, eles podem acionar outros órgãos, como a Defesa Civil.

WhatsApp chat