OUÇA AO VIVO 750 AM

Número de golpes contra aposentados aumenta em mais de 10 vezes em São José em 2019

Número de golpes contra aposentados aumenta em mais de 10 vezes em São José dos Campos nos dois primeiros meses de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. No período anterior também já havia sido constatado aumento.

Ouça: Hélio Nishimoto (PSDB) deve assumir cargo no Governo do Estado

As vítimas são, preferencialmente idosos, um dos grupos mais vulneráveis da população em relação a abordagem de grupos financeiros.

Jacqueline Ignácio, diretora do Procon, em São José dos Campos, em entrevista exclusiva ao Jornal Piratininga, ressaltou que a vítima é “a pessoa mais vulnerável, que é o idoso, que é a pessoa que não tem o hábito de abrir o seu holerite e verificar se tem algum débito a mais e, muitas vezes, ela não contratou aquele empréstimo consignado ou seguro”.

O golpe se materializa de acordo com Jacqueline através do número do benefício, “que é uma coisa que ainda precisamos levantar. Nós vamos fazer uma ação conjunta com o Ministério Público para verificar como que esses dados chegam até essas empresas, essas seguradoras e esses bancos. Nós tivemos situação em que a pessoa soube que o benefício foi aprovado, que estava aposentada, quando recebeu a ligação oferecendo o empréstimo consignado”, explicou Jacqueline Ignácio.

Ela lembra que os valores descontados são pequenos, mas que em 72 parcelas acaba comprometendo o orçamento.

A diretoria do Procon ainda citou exemplo de empresa que teve zero reclamação em 2017, zero em 2018 e, agora, em dois meses foram 49 reclamações, o que chamou a atenção dos fiscais do Procon.

Jacqueline admite que as empresas que fazem esse “trabalho” estão instaladas em São José dos Campos. Ela tem orientações para os segurados que é “não passar nunca o número do benefício (para outra pessoa ou em uma compra), porque com o número do benefício, eles cobram o valor que quiserem”, ressaltou.

Para tirar dúvidas o aposentado ainda é orientado a criar o hábito de acessar a internet e conferir o holerite para saber se há descontos indevidos ou não.

Baixe ou ouça a entrevista completa aqui.

Jesse Nascimento

WhatsApp chat