Nova unidade do UBS Resolve é implantado na zona sul de São José

O programa UBS Resolve chega nesta terça-feira (30), ao Jardim Colonial, na zona sul de São José dos Campos. Essa será a 18ª unidade a trabalhar dentro deste conceito de atenção básica implantado pela Prefeitura.

A unidade tem 24.394 pacientes cadastrados e é referência para os bairros Conjunto Elmano Ferreira Veloso, Cruzeiro do Sul, Jardim Imperial, Jardim República, Vila das Flores, Jardim dos Bandeirantes e Santa Edwiges.

Ao todo, 11 médicos ficam à disposição da comunidade, sendo 6 clínicos (três da rede e três credenciados), 2 ginecologistas e 3 pediatras, além de 2 dentistas, que atuam dentro da UBS, e equipe de enfermagem. A estimativa é realizar mais de 8.000 procedimentos laboratoriais por mês.

Mais agilidade

O conceito do programa UBS Resolve, possui o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. A coleta de exames é feita todos os dias nas unidades básicas, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Na atenção básica, além da coleta, as rotinas das UBS’s também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

Desenvolvedor Web - Relbert Ribeiro