OUÇA AO VIVO 750 AM

Maio Amarelo terá programação variada em São José

Maio é o mês mais importante para a mobilidade urbana no mundo. O objetivo é chamar a atenção pelas vidas no trânsito. Em São José dos Campos, a Prefeitura irá realizar uma programação de ações diárias para todos os públicos, crianças, jovens, adultos e idosos.

A abertura oficial acontece nesta quinta-feira (2), às 9h, no Parque Santos Dumont, quando também será lançada a 1ª Gincana Escolar, realizada em oito escolas públicas de ensino fundamental da cidade com o objetivo de promover a mobilização da sociedade para a prevenção de acidentes no trânsito.

Maio Amarelo
Tradicional caminhada está na programação do Maio Amarelo em 2019 – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cada escola terá um grupo de mentores, formado por voluntários estudantes da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), uma das apoiadoras do Maio Amarelo por meio da Fundação Valeparaibana de Ensino. Os alunos do ensino fundamental terão que realizar diversas atividades durante o mês, inclusive com a terceira idade das Casas do Idoso.

Nesta segunda-feira (29), um grupo de estudantes voluntários se encontrou na Secretaria de Mobilidade Urbana para discutir a atividade nas escolas públicas. A pró-reitora de extensão da Univap, Maria Regina de Aquino Silva, participou da reunião.

“A ação é importante para a formação do futuro cidadão e dos nossos alunos. É uma troca de experiências”, comentou Regina. “A construção das atividades não serão impostas, mas discutidas e feitas em conjunto”, completou.

Um dos voluntários é o estudante Paulo Martins, do terceiro ano de Enfermagem. “Muito legal (a iniciativa) porque não notamos essa preocupação com a educação no trânsito. Trará uma conscientização maior para as crianças”, disse.

Além da Gincana, diariamente, os moradores poderão ver nas ruas da cidade a Operação Pedestre, da campanha Sinal de Gentileza, como já vem acontecendo desde março deste ano, quando o projeto foi lançado. Os frequentadores de alguns bares poderão assistir a um show de mágica no estabelecimento, com o tema Lei Seca.

A campanha ainda levará atividades sensoriais de mobilidade Urbana às Casas do Idoso, relacionadas ao #SinaldeGentileza, além de uma Batalha de MC’s com a temática “No Trânsito, o sentido é a vida” e a palestra Mobilidade Urbana e os Impactos Ambientais. Blitzes da Lei Seca serão realizadas semanalmente na cidade.

Na reta final do mês, o Maio Amarelo em São José terá a tradicional caminhada, feira com as forças de segurança e outros parceiros, além do encerramento da Gincana Escolar.

WhatsApp chat