OUÇA AO VIVO 750 AM

Julho bate recorde de abertura de empresas em São José

São José dos Campos registrou, nos primeiros sete meses de 2019, a abertura de 5.547 empresas no município, conforme dados da Sala do Empreendedor. O resultado é 26% superior ao mesmo período de 2018.

Prefeitura
Sala do Empreendedor funciona no 4º andar Paço Municipal

Os primeiros sete meses deste ano já superam todo o ano de 2016, quando foram abertas 5.112 empresas.

Somente em julho, a Prefeitura de São José dos Campos registrou a abertura de 599 empresas no regime MEI (Microempreendedor Individual), duas empresas como simples nacional, além de 370 empresas considerando todos os outros regimes fiscais, o que é o maior resultado já registrado para o mês de julho em relação aos últimos três anos.

Julho também registrou recorde de abertura ou manutenção de postos de trabalho, com 775 novos postos informados.

Boa parte dos novos negócios está enquadrada na categoria MEI, que representa em torno de 61% do total. No caso das MEI, o crescimento foi de 31% em relação ao mesmo período do ano passado.

A categoria, criada em 2008 por lei federal, visa incentivar a formalização dos micro e pequenos empreendedores, com menores impostos e menos exigências legais. Enquadram-se nesta categoria aqueles que faturam até R$ 81 mil por ano.

Para a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que coordena as atividades da Sala do Empreendedor, o resultado positivo é fruto de programas como o Qualifica São José, empreendedorismo nas escolas, a funcionalidade dos processos digitais e demais facilidades que a Prefeitura oferece para fomentar geração de renda através de abertura de empresa.

Atendimento

Micros, pequenos e grandes empreendedores contam com um atendimento diferenciado na Sala do Empreendedor, que oferece todo o apoio para a abertura das empresas, desde a consulta de viabilidade, o processo de registro e obtenção de licenças, capacitações até assessoria contábil.

Desde 2017, a Sala do Empreendedor trabalha com foco na integração e simplificação de processos, o que aumentou a eficiência e trouxe benefícios para os cidadãos. No final deste mesmo ano, o município atingiu a marca do menor tempo para abertura de empresas do Brasil, de menos de um dia para atividades de baixo impacto. Hoje, abrir uma empresa em São José dos Campos leva apenas algumas horas.

A emissão da certidão de zoneamento para pessoa jurídica também ganhou agilidade e passou a ser realizada diretamente na Sala do Empreendedor, tendo prazo médio de emissão de 1 a 3 dias. Isso possibilita que as empresas possam obter o alvará e iniciar suas atividades no menor tempo possível.

Sala do empreendedor

O atendimento é feito, presencialmente, no Paço Municipal e em plantões itinerantes. Por meio de ferramentas como o Via Rápida Empresa, parceria com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), é possível também ter acesso ao serviço online.

A Sala do Empreendedor funciona no 4º andar Paço Municipal (rua José de Alencar, 123, Vila Santa Luzia, região central), de 2ª a 6ª feira das 8h15 às 17h, sem interrupção no horário de almoço. Os telefones de contato são 3947-8478 e 3947-8494.

WhatsApp chat