OUÇA AO VIVO 750 AM

Jequitibá-Rosa ganha nova placa e plantio de barreira vegetal em São José

O Jequitibá-Rosa, do distrito de Eugênio de Melo, recebeu na manhã desta quarta-feira (10) o plantio de 54 mudas das espécies nativas Pau-Formiga e Aldrago que irão compor uma barreira vegetal com o intuito de protegê-lo da ação dos ventos.

Em São José, frota do transporte público recebe 20 ônibus novos

Um grupo de 35 alunos da Emef Luiz Leite, do Galo Branco, e do Colégio Juarez Wanderley – Embraer – ajudaram a plantar as mudas que têm crescimento rápido. Além do plantio, a Prefeitura instalou uma placa educativa com informações importantes sobre o Jequitibá e orientações sobre a preservação da árvore. 

Patrimônio ambiental do município, o Jequitibá-Rosa tem 500 anos e é protegido pela lei municipal 8.259, de 10 de dezembro de 1993, que tornou a espécie imune a corte.

Para o coordenador de ciências da natureza do Colégio Juarez Wanderley, Sávius Sampaio Guimarães Castro, a ação é importante para a comunidade e para a árvore.

“O Jequitibá é uma árvore muito significativa, um marco para a cidade e para o país, pela própria imponência dela e pelo papel biológico que ela faz e tem na região. Trazer as crianças para ver isso, é perpetuar a cultura, faz-se perceber a importância da natureza perante a sua vida. Como já trabalhamos projetos ambientais com os alunos no colégio, isso se torna mais um passo para que nos tornemos cidadãos mais conscientes da importância da sua preservação”.

“Achei muito legal esse recomeço para o Jequitibá com o plantio de árvores, porque será uma nova esperança para ele, que é um patrimônio público”, comentou Heitor Gabriel Rodrigues Pereira, 11 anos, aluno do 6º ano da EMEF Profº Luiz Leite.

Para Julia Landim Borsois Saia, 14 anos, aluna do 1ª ano do ensino médio do Colégio Juarez Wanderley, o Jequitibá precisa ser cuidado por todos pela sua importância de vida e na sociedade. “Nós estamos aqui para socorrer a árvore, pois ela está debilitada. Ela é um ser vivo como todos nós.”

O plantio desta quarta-feira envolveu as equipes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e da Secretaria de Manutenção da Cidade. 

WhatsApp chat