OUÇA AO VIVO 750 AM

Jacareí terá campanha de vacinação contra o sarampo em outubro

Inicialmente, essa nova campanha abrangerá crianças de seis meses a menores de 5 anos, em quatro unidades de saúde
Inicialmente, essa nova campanha abrangerá crianças de seis meses a menores de 5 anos, em quatro unidades de saúde

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, promoverá, entre os dias 7 a 25 de outubro, uma campanha de imunização contra o sarampo em Jacareí. A campanha abrangerá crianças de seis meses a menores de 5 anos, em quatro unidades de saúde: Parque Santo Antônio, Santa Cruz dos Lázaros, Cidade Salvador e Jardim das Indústrias.

Ainda em outubro, no dia 19, acontecerá um ‘Dia D’ para a vacinação.

Até o momento, o município registrou sete casos confirmados de sarampo, sem casos de óbitos. São quatro pacientes do sexo masculino, sendo uma criança de um ano e três adultos de 28, 30 e 40 anos de idade e três do sexo feminino, de 29, 38 e 42 anos. A atual administração não informa dados dos pacientes e nem os bairros onde residem.

No mês de novembro, de 18 a 29, essas mesmas unidades de saúde aplicarão a vacina em adultos entre 20 e 29 anos e, no dia 30, acontecerá o ‘Dia D1’ para essa faixa etária.

A DOENÇA
O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus transmitido por meio de espirros ou secreção de uma pessoa infectada a outra. Os sinais mais comuns de infecção são manchas vermelhas pelo corpo, irritação dos olhos, tosse persistente, corrimento do nariz, mal-estar e manchas brancas na região interna da boca.

Em casos mais graves, é comum o paciente apresentar sintomas como pneumonia, conjuntivite, febre, convulsões, entre outras decorrências que podem levar à morte.

Fonte: Diário de Jacareí

WhatsApp chat