OUÇA AO VIVO 750 AM

Jacareí recebe 2º módulo de programa educacional do Ministério da Cidadania

Jacareí recebe o 2º módulo de formação do Programa Lúdico-Educacional ‘Heróis em Ação’ do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Deca. A atividade, que conta com o apoio da ‘Evoluir – Educação Transformadora’, ocorrerá nos dias 29 e 31 de julho, no EducaMais Jacareí, das 13h30 às 16h30.

cidadania
O 1º Encontro de Formação do Programa, no final de maio, reuniu 33 professores da EJA – Educação de Jovens e Adultos

Cinco escolas da rede municipal de ensino serão beneficiadas com essa nova etapa: Barão de Jacareí, Profª Beatriz Junqueira da Silveira Santos, Prof. José Éboli de Lima, Profª Maria Luiza de Souza Pinto Vasques e Profª Neusa Teodoro de Azevedo.

O primeiro passo da iniciativa, que se estenderá até o final do ano, ocorreu no final de maio, em ação que contou com a participação de 33 professores da EJA – Educação de Jovens e Adultos de cinco escolas municipais, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e três colaboradores da patrocinadora.

Nos dias 29 e 31 de julho (segunda e quarta-feira) no EducaMais Jacareí, ocorrerão novos encontros com educadores, em ocasiões que será dada continuidade ao conteúdo iniciado pelo programa.

O PROGRAMA
‘Heróis em Ação’ consiste em atividades desenvolvidas a partir de um jogo que, a partir de missões divididas em diferentes fases, promove o desenvolvimento de um olhar investigativo e apreciativo pelos integrantes das comunidades escolares.

O grande objetivo do programa é incentivar a valorização, a difusão e a preservação do patrimônio cultural material e imaterial da cidade por meio de projetos criados e desenvolvidos por cinco grupos (de até 20 pessoas cada) formados por estudantes, líderes comunitários e artistas – no caso de Jacareí, por alunos da EJA (entre 15 e 80 anos de idade) – que recebem, desde maio deste ano, orientações de educadores da ‘Evoluir’ em 21 encontros de quatro horas de duração. Como inspiração, todos os participantes receberão um exemplar do livro ‘Lá Onde Eu Moro’: a história conta a aventura de Babi, menina que mergulhou em seu território e descobriu histórias incríveis do bairro onde viveu.

O programa segue bases conceituais contidas na Aprendizagem Baseada em Projetos e na Aprendizagem Social, sendo que ambas têm por pilares a aprendizagem a partir do diálogo, da pesquisa, da troca de experiência e da reflexão sobre estas práticas em espaços formais e não-formais de educação.

O final das atividades será marcado por uma exposição, por sete dias de duração, que também recebe o nome de ‘Lá Onde Eu Moro’, em uma celebração aos feitos e histórias descobertas pelos grupos participantes. O programa também doará 1.600 exemplares da obra que inspira a exposição.

Antes disso estão programadas a terceira e quarta etapas de formação, que irão ocorrer, respectivamente, em 26 e 28 de agosto e 7 e 9 de outubro.

WhatsApp chat