OUÇA AO VIVO 750 AM

Intervenção na Santa Casa pode chegar ao fim

Uma Assembleia Geral Extraordinária, marcada para o próximo dia 29, poderá abrir caminho para o fim da intervenção da Prefeitura Municipal na Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, iniciada em 2003. A convocação para o evento é assinada pelo prefeito Izaias Santana (PSDB) e foi publicada no Diário Oficial do Município e veículos de comunicação regionais, entre eles o Diário de Jacareí, no último fim de semana. A Assembleia está marcada para às 19h30, no Salão Nobre da própria prefeitura. 

Presidente da Embraer deixará cargo em 22 de abril, confirma empresa

De acordo com o documento, haverá exposição do relatório da situação financeira do hospital durante o período da intervenção, através do secretário de Governo, Celso Florêncio; das condições clínicas da Santa Casa, com demonstração do quadro geral, número e tipo de atendimentos prestados e, na sequência, a apresentação do prefeito de proposta para o fim da intervenção que já dura 16 anos.

A última fase da Assembleia Geral será a eleição da mesa administrativa conforme Estatuto da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, que prevê a presença mínima de 20 membros da Irmandade.

PRIMEIRO PASSO
Procurado pelo Diário de Jacareí para comentar o assunto, o prefeito Izaias Santana disse que o evento do próximo dia 29 representa um primeiro passo para o fim da intervenção. “Vamos promover a eleição de uma nova diretoria da Santa Casa para dialogar e, após isso, construir juntos o final da intervenção”, reforçou. 

INTERVENÇÃO
A Santa Casa está sob a intervenção da Prefeitura de Jacareí desde junho de 2003, ainda durante o primeiro mandato do ex-prefeito Marco Aurélio de Souza (PT). Até então era administrada pela Irmandade, ligada à Igreja Católica.

Em 2014, já no segundo mandato do ex-prefeito Hamilton Mota (PT), o então secretário municipal de Saúde, Antônio de Paula Soares, afirmou que a Santa Casa estava ‘apta’ a ser devolvida pela Prefeitura, depois de mais de uma década de intervenção. Durante Audiência Pública realizada na Câmara de vereadores, na noite do dia 21 de novembro daquele ano, Soares disse que objetivo era “deixar a Santa Casa financeiramente mais confortável a quem devolver”. A promessa não se confirmou.

NOVO MANDATO
Em seu primeiro dia de mandato como prefeito, Izaias Santana (PSDB) visitou a Santa Casa, no dia 02 de janeiro de 2017. O vice-prefeito Edgard Sasaki e a secretária de Saúde, Rosana Gravena, também acompanharam a visita e conversaram com funcionários e pacientes do local. 

O fim da intervenção e a devolução do hospital à Irmandade é uma das promessas de campanha do atual prefeito de Jacareí. 

Angelo Ananias (do Diário de Jacareí)
WhatsApp chat