OUÇA AO VIVO 750 AM

Greve começa com paralisação de ônibus e fábricas na RM Vale

A Greve Geral começou nessa sexta-feira com paralisação de fábricas e do transporte público na região. 

As garagens de ônibus foram paralisadas em São José e Taubaté, sem colocar os veículos do transporte público nas ruas  Assembleias foram realizadas nas duas cidades e, às 6h, nenhum ônibus saiu das garagens. O transporte público urbano está 100% paralisado nas três maiores cidades do Vale, podendo ser retomado, ainda que parcialmente, ao longo da manhã. Depois das 8h da manhã, 120 ônibus do transporte público começaram a circular em São José 

greve geral
Trabalhadores em greve na GM

A Polícia Militar informou que sindicalistas estão em todas as garagens das empresas de transporte de São José, mas com protestos pacíficos. O mesmo ocorre na garagem da ABC Transportes e na Volkswagen, ambas em Taubaté. Em Jacareí, um ônibus foi queimado por volta de 4h20, na rua Henrique da Cunha, no bairro Nova Jacareí. Não há, no entanto, confirmação de qual empresa é proprietária do veículo. Não há feridos. em são José houve um registro de um ônibus queimado no Jardim Santa Inês I. O veículo operava serviço fretado. As chamas foram controladas e ninguém ficou ferido.

As centrais sindicais também realizam atos próximo à empresas em São José dos Campos e Jacareí.

Em São José dos Campos, foram registrados manifestações em frente à General Motors, Johnson & Johnson e na Refinaria Henrique Lage (Revap), ambas em São José dos Campos. Na GM, os cerca de três mil trabalhadores do 1° turno deveriam entrar para o trabalho por volta das 5h50 e só entraram para o trabalho por volta das 8h após assembleia.

A Polícia Militar também registrou uma ocorrência em Eugênio de Mello. Manifestantes atearam fogo em pneus no acesso à Ericsson. As chamas foram apagadas e o trecho liberado.

Houve também protestos em frente a fabrica da Cervejaria Heineken em Jacareí, os manifestantes atearam fogo no acesso à empresa. Também há registro de protesto na estrada velha, que liga Jacareí à Guararema 

Transporte intermunicipal

Os motoristas da Pássaro Marrom, que faz o transporte intermunicipal, também aderiram ao movimento. A circulação dos ônibus é parcial, pois a categoria mantém apenas 30% da frota em operação para cumprir determinação judicial.

WhatsApp chat