OUÇA AO VIVO 750 AM

Governo de SP anuncia medidas que podem gerar empregos na RM Vale

Governo de São Paulo anuncia medidas que podem gerar empregos e impactar a economia da Região Metropolitana do Vale do Paraíba positivamente. As medidas são para o fortalecimento do setor automotivo e a região é importante pólo industrial na fabricação de carros e peças automotivas.

Só no Vale são quatro montadoras. Chery em Jacareí, GM em São José dos Campos e Volkswagen e Ford em Taubaté.

Em entrevista coletiva no Palácio do Bandeirantes, nesta sexta-feira (08/03), o governador João Doria (PSBD) anunciou a diminuição do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). Poderão ser concedidos descontos de até 25% do ICMS devido nos produtos fabricados a partir da conclusão dos investimentos realizados. Para tanto, as empresas interessadas deverão apresentar planos de investimento superiores a R$ 1 bilhão, no mínimo.

Planejamento arbóreo deve finalmente sair do papel em São José

Doria disse que “trata-se do novo programa de estímulo ao setor automotivo, com a redução do ICMS. Uma ação corajosa do Estado de São Paulo. Um Governo liberal na sua visão econômica. Propositivo para estimular a produção, mas com vinculação a geração de emprego, geração de renda e melhoria da produtividade”.

A montadora que aderir ao Regime Automotivo Para Novos Investimentos do Governo do Estado deverá gerar, no mínimo, 400 postos de trabalho, e todo o investimento deverá ser feito no Estado de São Paulo. Entre os critérios, poderão ser aceitas propostas de novas fábricas, novas unidades de produção, novos produtos e expansão de plantas industriais.

Recentemente, GM e Volkswagen fizeram acordos coletivos para atrair novos investimentos para as plantas de São José dos Campos e Taubaté, respectivamente. Em São José, a General Motors pretende investir R$ 5 bilhões a partir de 2020. A Volks não anunciou o quanto investirá em Taubaté, mas poderá investir na fabricação de um modelo global.

Uma vez aprovados, os projetos serão acompanhados pela Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) através de relatório demonstrativo semestral do cumprimento do cronograma de execução do projeto de investimento.

Jesse Nascimento

WhatsApp chat