OUÇA AO VIVO 750 AM

Festa de aniversário de São José dos Campos transcorre sem incidentes pelo 3º ano seguido

aniversário
Parque da Cidade lotado na festa de 252 anos de São José no último sábado: com planejamento e eficiência, não houve nenhum incidente pelo terceiro ano seguido – Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Pelo terceiro ano consecutivo, a festa de aniversário de São José dos Campos transcorreu sem nenhum incidente, sem brigas e sem ocorrências policiais.

Mais de 70 mil pessoas de todas as regiões aproveitaram o sábado (27) ensolarado para curtir os 10 shows no Parque da Cidade em celebração pelos 252 anos completados pelo município. O evento teve entrada gratuita.

A tranquilidade para os munícipes e visitantes curtirem a festa com seus familiares e amigos foi garantida novamente pelo programa São José Unida, que é liderado pela Prefeitura e reúne todas as forças de segurança da cidade com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de criminalidade.

O programa foi implantado no final de 2017, mas naquele ano o aniversário de São José em julho já havia sido realizado sem incidentes e ocorrências policiais. Com o reforço nas ações em 2018 e neste ano, o bom resultado se repetiu.

No domingo (28), durante o Conexão Juventude Especial pelos 252 anos de São José, também não houve registro de ocorrências policiais. O show no Centro da Juventude, na zona sul, reuniu 12 mil pessoas e contou com segurança reforçada da Guarda Civil Municipal, com apoio de outras forças policiais.

Parceria bem-sucedida

A interação entre as forças policiais no planejamento e execução do esquema especial de segurança para a festa do aniversário da cidade foi elogiada por lideranças do setor.

“Estamos muito felizes pelo bom trabalho que vem sendo feito. A parceira com todas as forças de segurança tem cooperado para não termos nenhuma ocorrência grave no aniversário de São José nestes três últimos anos”, afirmou o coronel José Eduardo Stanelis de Aquino, comandante da Polícia Militar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

“Isto é fruto desta grande parceria entre as polícias, os poderes públicos municipal e estadual e todos os envolvidos na festa”, completou.

A opinião foi compartilhada pelo chefe dos investigadores do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 1), Amauri dos Santos.

“A Prefeitura de São José está de parabéns pelo São José Unida. Graças a este programa, pelo terceiro ano consecutivo a festa de aniversário ocorreu sem ocorrências graves”, disse Santos.

“Com planejamento, ordem, união e respeito, o programa São José Unida tem funcionado de forma excelente e feito a diferença para garantir a segurança da população no dia a dia e, principalmente, em momentos especiais como este da festa de aniversário da cidade”, completou.

Segurança reforçada

No sábado, o esquema de segurança contou com a participação de cerca de 320 homens, com representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais.

Foram mobilizados para o evento dois ônibus da Guarda Civil Municipal que funcionaram como bases de videomonitoramento, carros nas portarias e no entorno e motos no interior do parque.

Pela primeira vez, quatro drones da Prefeitura e da Polícia Civil realizaram o monitoramento aéreo da multidão.

Também de forma inédita, a Polícia Civil esteve no local com cães farejadores e implantou uma Delegacia de Plantão no local para atendimento da população e de eventuais ocorrências.

Fiscalização

Um total de 50 funcionários e voluntários da Defesa Civil atuaram como Brigada de Combate a Incêndios, no apoio aos primeiros socorros e no atendimento a crianças perdidas dos responsáveis.

Com a finalidade de combater a venda de bebidas e o comércio irregular, o Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais convocou 28 fiscais para a festa.

Viaturas e novo Copom

No sábado, durante o aniversário de 252 anos, a população de São José ganhou um presente especial. O governo do Estado anunciou investimentos de aproximadamente R$ 16 milhões para a segurança pública na região.

Além de entregar 70 novas viaturas, o Estado pretende iniciar já nesta semana as obras do novo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José, que deverão ser concluídas até o final de 2020.

As duas ações contribuirão para o programa São José Unida.

Criminalidade em queda

A ausência de incidentes, brigas e ocorrências policiais graves na festa de aniversário da cidade é um reflexo da melhoria da segurança pública no dia a dia do município com o São José Unida.

Os índices de criminalidade tiveram queda no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2018.

De acordo com os dados divulgados na última quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, de janeiro a junho de 2019, ocorreram 22 assassinatos contra 29 do ano passado –redução de 24%.

Na comparação com 2016, ano anterior à implantação do São José Unida, o decréscimo é ainda mais acentuado e expressivo, de 86%. Naquele ano, o número de assassinatos foi quase o dobro –no caso, 41.

Os índices de roubo e furto, somados, também despencaram em 2019.

Foram registradas 3.819 ocorrências destas duas modalidades de crime no primeiro semestre deste ano contra 4.182 em 2018, o que representa um decréscimo de 9%.

Em relação a 2016, quando houve 5.088 roubos e furtos, a redução foi de 25%.

Combate ao crime

O programa São José Unida foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne as principais forças de segurança que atuam no município. O objetivo é prevenir e diminuir a criminalidade.

Participam do programa a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.

WhatsApp chat