OUÇA AO VIVO 750 AM

Exposição retrata cultura local e projeto realizado por alunos da EJA de Jacareí

O Parque da Cidade de Jacareí já está se preparando para receber a exposição ‘Lá Onde Eu Moro’. Entre os dias 10 e 16 de novembro, o local abrigará uma cidade cenográfica interativa que revela boas práticas relacionadas à cultura, educação, identidade, território, além de mostra especial de projetos realizadas por 100 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no programa ‘Heróis em Ação’.

‘Lá Onde Eu moro’ é uma iniciativa do Ministério da Cidadania com patrocínio da Deca e realização da Evoluir – Educação Transformadora. Os projetos socioculturais criados por alunos da EJA de cinco escolas da rede municipal de Jacareí ganharam vida no decorrer do ano.

Alunos da EJA durante atividades do programa ‘Heróis em Ação’
Alunos da EJA durante atividades do programa ‘Heróis em Ação’

Ocupando uma área de 100m², o projeto é composto de cinco núcleos de painéis e uma série de aparatos interativos feitos a partir de diferentes técnicas artísticas. A ilustração contida nessas estruturas é inspirada no livro homônimo, que conta a aventura da menina Babi, que viajou em seu território por meio do trem do tempo e descobriu histórias incríveis do bairro onde viveu. A obra foi distribuída para todas as turmas envolvidas no programa lúdico-educacional e também será distribuída de forma gratuita no dia da exposição.

HERÓIS EM AÇÃO
O programa ‘Heróis em Ação’, que dá origem à exposição, está sendo realizado em três municípios, entre eles Jacareí, e foi o berço de projetos com diferentes abordagens e objetivos. Os pontos em comum entre todos é o envolvimento das comunidades escolares – no caso de Jacareí, em grupos formados por alunos da EJA (entre 15 e 80 anos de idade) – em ações cujo objetivo incentiva a valorização, a difusão e a preservação do patrimônio cultural material e imaterial da cidade, sob supervisão de educadores da Evoluir.

SOBRE A EXPOSIÇÃO ‘LÁ ONDE EU MORO’
Local: Parque da Cidade, Av. Davi Lino, Centro
Dias: 10 a 16 de novembro de 2019
Hora: de segunda a quinta, das 13h às 21h; sábado, domingo e feriado, das 13h às 19h. Entrada: gratuita
Escolas Participantes: EMEF Barão de Jacareí; EMEF Profª Beatriz Junqueira da Silveira Santos; EMEF Prof. José Eboli de Lima; EMEF Profª Maria Luiza de Souza Pinto Vasques e EMEF Profª Neusa Teodoro de Azevedo.

 

Fonte: Diário de Jacareí

WhatsApp chat