OUÇA AO VIVO 750 AM

Empréstimos fazem Procon de Jacareí registrar atendimento acima da média

O Procon Jacareí registrou um atendimento acima da média nos primeiros três dias de 2019. Segundo informações divulgadas nesta terça-feira (8) pela Prefeitura Municipal, foram 156 atendimentos entre 2 e 4 de janeiro, quando no mesmo período de 2018, 82 pessoas procuraram o serviço. De acordo com o órgão, a maioria das reclamações é referente a empréstimos, sem detalhar o teor desses atendimentos.

Por conta dos registro do grande número desses ocorrências, o Procon faz um alerta aos consumidores para que tenham cuidado ao contrair um empréstimo. “Em meio a tantas ofertas de crédito de bancos e operadoras, o consumidor fica tentado a fazer o empréstimo para quitar uma dívida, mas pode correr o risco de cair no superindividamento”, alerta a gerente de Assuntos do Consumidor, Daniele Batalha Rocha Matsumura.

O Procon também orienta o consumidor a organizar o orçamento familiar. “É fundamental colocar todos os gastos na ponta do lápis, para distribuir bem a renda, definir as prioridades e assim evitar mais dívidas”, pontua a gerente. Segundo passo é pesquisar muito antes de contrair o empréstimo e somente depois de verificada a real necessidade de obter um financiamento, consolidar o empréstimo. Entretanto, a gerente reforça que o consumidor “deve evitar ao máximo” o empréstimo. “Daí a importância do orçamento familiar. E hoje podemos contar com a tecnologia, haja vista que existem aplicativos que auxiliam nessa tarefa”, recomenda.

CARTÃO DE CRÉDITO
Outro alerta do Procon para evitar o endividamento é usar com cautela o cartão de crédito, sempre optando pelo pagamento total da fatura. “Ao optar pelo pagamento mínimo do cartão de crédito, o consumidor precisa considerar que há um aumento considerável, já que os juros ultrapassam 15% ao mês”, reforça.

Angelo Ananias

Veja mais:

SAMU mantém número de chamados e recebe 17 mil ligações mensais

WhatsApp chat