OUÇA AO VIVO 750 AM

Em São José, 4º Festival do Choro lota espaços e prossegue nesta segunda

A programação do 4º Festival de Choro Pixinguinha no Vale prossegue nesta segunda-feira (8), às 17h30, no Parque Vicentina Aranha, onde acontece um workshop com o músico Paulo Aragão. Para participar do workshop e das oficinas é preciso se inscrever pelo site do festival. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Governo do Estado apresenta concessão do Zoológico e do Jardim Botânico

Com o tema Prática de Conjunto, o profissional abordará a linguagem do choro aplicada aos instrumentos harmônicos (violão de 6 cordas) e harmônico-melódicos (violão de 7 cordas), propondo o estudo e treinamento prático dos diversos ritmos conformadores do choro (polca, maxixe, valsa, schottisch).

E, na terça-feira (9), Paulo Aragão conduzirá a palestra O Choro e as Raízes da Música Popular Brasileira, um passeio auditivo e visual por um período fervilhante da história da música brasileira. A palestra acontece às 20h, no auditório do Museu Municipal e não há necessidade de inscrição.

Abertura

A abertura do festival ocorreu no último sábado (6), com apresentação da Banda de Santana, ao lado do Museu de Arte Sacra, na Travessa Chico Luiz. O evento lotou a tenda montada no local e fez parte do projeto Mercadão Vivo, da Prefeitura de São José.

No domingo (7), segundo dia do festival, o grupo Sopro Caipira, de São Luiz do Paraitinga, desfilou um repertório especial de grandes sucessos do choro e de outras músicas muito conhecidas do público. O show do grupo, no Parque Vicentina Aranha, também contou com casa cheia.

Programação

Dia 8 (segunda)

17h30: Workshop de choro – Prática de Conjunto, com Paulo Aragão – Parque Vicentina Aranha (Átrio Pavilhão São José)

Dia 9 (terça)

20h: Palestra – O Choro e as raízes da MPB, com Paulo Aragão – Museu Municipal de SJC (Música no Museu).

Dia 10 (quarta)

20h: Show duplo – Messias Britto, com Cavaquinho Polifônico e Hércules Gomes, com Pianeiros Chorões – Teatro Municipal

Dia 11 (quinta)

19h: Vivência de choro para a Juventude, com Chorões do Vale – Centro da Juventude

Dia 12 (sexta)

20h: Hamilton de Holanda convida Fernando César – Teatro Municipal

Dia 13 (sábado)

9h: Oficina de violão de choro, com F. César – Parque Vicentina Aranha

10h: Roda de Conversa – Cadeia produtiva do fazer musical, com Régis Bonilha, Lineu Bravo, Sanny Rozini e Marcos Ramos – Parque Vicentina Aranha

11h: Roda de Conversa, com Hamilton H., Fernando C., Cesar R. e Gustavo B. – Parque Vicentina Aranha

14h30: Oficina de cavaquinho, com Luiz Paulo Muricy – Parque Vicentina Aranha

14h30: Oficina de sopro, com C. Roversi – Parque Vicentina Aranha

14h30: Oficina de pandeiro, com G. Bali – Parque Vicentina Aranha

18h: Trio Choro Moderno – Sesc SJC

 

O 4º Festival do Choro Pixinguinha no Vale é uma realização conjunta da Prefeitura, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e um grupo de músicos da cidade, responsáveis pela idealização e organização do evento. O festival conta com apoio do Parque Vicentina Aranha, do Sesc e empresas do setor privado.

WhatsApp chat