OUÇA AO VIVO 750 AM

Em Jacareí, Programa Família Segura inaugura com foco no enfrentamento da violência doméstica familiar

Um programa voltado à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar: esse é o Família Segura. Inaugurado na manhã desta quinta-feira (11), em Jacareí, o atendimento psicossocial inicial com a missão de contribuir para o rompimento do ciclo de violência é uma atuação articulada entre Gabinete do Prefeito e as secretarias de Assistência Social, Saúde, Infraestrutura e Segurança e Defesa do Cidadão.

Ipem-SP alerta sobre os cuidados na compra de pescados e ovos de Páscoa

Estiveram presentes na solenidade de inauguração cerca de 150 pessoas, entre autoridades do município, representantes de entidades, líderes comunitários e os profissionais das secretarias envolvidas.

Benedicta Peixoto do Nascimento, coordenadora do programa, não conteve a emoção ao dar início à inauguração. “Me sinto muito honrada por encarar essa missão. Vamos trabalhar no combate à violência doméstica na cidade e dar o apoio necessário aos nossos munícipes“, ressaltou.

A promotora de Justiça do município, Dra. Renata Lúcia Mota Lima de Oliveira Rivitti, destacou a responsabilidade do programa e disse que, ajudar a população que se encontra na situação de violência doméstica familiar é um dever de todos. “É preciso sensibilizar a sociedade sobre a gravidade das inúmeras agressões familiares. Jacareí avança cada vez mais na luta contra a violência e o Família Segura terá um papel fundamental nessa missão”.

 

Já o prefeito, Izaias Santana, pontuou a importância dos serviços prestados pelos profissionais das secretarias. “Para resolver o problema, precisamos agir com a perspectiva correta de solução. Aqui será um lugar ideal para articular o trabalho da rede, caminhando rumo a uma Jacareí mais segura e pacífica“, afirmou.

 

Família Segura irá trabalhar da seguinte forma: o individuo que identificar uma situação de violência doméstica familiar poderá ir até o local e registrar o relato. Internamente, os profissionais especializados irão verificar qual será o acompanhamento que essa pessoa receberá. O funcionamento será de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

O espaço localizado na Av. Major Acácio Ferreira, nº432, região central de Jacareí, conta com uma recepção, uma cozinha, uma sala de reuniões, uma brinquedoteca, uma sala de patrulha, uma sala de técnicos, uma sala para coordenadoria e outra para o administrativo e, duas salas reservadas especialmente para a escuta qualificada.

 

Números 

 

A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) registrou um crescimento de cerca de 23% nos inquéritos policiais instaurados nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Também em 2018, a DDM ainda foi responsável por cerca de 40% do total de inquéritos policiais instaurados na cidade. Foram 1.795 registros, sendo 695 relacionados à violência familiar.

WhatsApp chat