OUÇA AO VIVO 750 AM

Dia Mundial do Diabetes: Prefeitura realiza ação para conscientizar moradores de São José

A Prefeitura de São José dos Campos, promove nesta quarta-feira (14), uma ação de conscientização pelo “Dia Mundial do Diabetes”, denominada Campanha Novembro Azul. A atividade acontece das 8h30 às 13h30 no largo da Praça São Benedito, no centro da cidade, e visa conscientizar a população para a necessidade do controle e tratamento da doença e alertar sobre as suas graves consequências.

A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde do Adulto e do Idoso, também vai abordar a prevenção do câncer de próstata, a neoplasia mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino.

Os profissionais da Prefeitura e parceiros estarão à disposição da população para prestar orientações nutricionais, abordar os cuidados com a saúde bucal e os riscos do tabagismo. Haverá também verificação da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de massa corpórea, além de distribuição de material informativo sobre os riscos das doenças.

Em todo o mundo, mais de 425 milhões de pessoas têm diabetes – no Brasil, esse número é de 13 milhões. No país, a ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), instituição responsável pela reinserção do Novembro Diabetes Azul no Calendário de Eventos do Ministério da Saúde. O diabetes é a segunda doença que mais mata homens em São José dos Campos – a primeira é a pneumonia. Atualmente, 5.419 pacientes com diabetes são acompanhados pelas equipes médicas das unidades básicas de saúde do município.

WhatsApp chat