OUÇA AO VIVO 750 AM

Conselho Municipal de Segurança de São José dos Campos tem novo comando

O secretário de Proteção ao Cidadão e comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos, Devair Pietraroia da Silva, foi eleito, por aclamação, presidente do Conselho Municipal de Segurança para mandato de dois anos.

Operação da Patrulha do Sossego Pública, uma das ações do programa São José Unida que tem contribuído para melhoria da segurança pública no município - Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Operação da Patrulha do Sossego Pública, uma das ações do programa São José Unida que tem contribuído para melhoria da segurança pública no município – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A nova Comissão Executiva já tomou posse. A vice-presidência será exercida pela secretária da Comissão de Segurança Pública da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José, Cláudia Pereira Nascimento.

A presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Leste, Rosângela Aparecida da Silva, foi eleita 1ª secretária, enquanto o inspetor da GCM Elvis de Jesus será o 2º secretário.

Debates e melhorias

O Conselho Municipal de Segurança, instituído em 1992, é um órgão consultivo que tem como principal objetivo discutir ações e medidas para melhoria da segurança pública no município.
Entre as principais funções estão desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas, realização de campanhas que estimulem a participação da sociedade em projetos e programas, recebimento de sugestões da comunidade, apoio às ações desenvolvidas por órgãos governamentais ou não e promoção de entendimentos com organizações e instituições afins, entre outras.

É composto por membros (titular e suplente) de 23 órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada.

A Prefeitura é representada por integrantes das secretarias de Proteção ao Cidadão; Apoio Jurídico; Apoio Social ao Cidadão; Educação e Cidadania e Mobilidade Urbana.

Também fazem parte membros da Câmara Municipal; dos 5 Consegs de São José; das polícias Civil e Militar, da Secretaria Estadual de Educação e de entidades como a OAB e a ACI (Associação Comercial e Industrial), entre outras.

São José Unida

A implantação do programa São José Unida em 2017, no início da atual Administração, reforçou os debates e ações do Conselho Municipal de Segurança.

O programa, liderado pela Prefeitura, reúne as principais forças de segurança que atuam no município e tem como principal objetivo prevenir e diminuir a criminalidade.

Participam a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.

WhatsApp chat