OUÇA AO VIVO 750 AM

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta na RM Vale

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta quarta-feira (10) em todas as Unidades Básicas de Saúde de São José dos Campos e em quase todas as cidades da RM Vale. 

Jaqueline Bueno Ignácio, diretora do Procon de São José dos Campos foi a entrevistada desta terça-feira no Jornal Piratininga

A imunização será realizada sempre das 8h às 17h e prossegue até o próximo dia 31 de maio.

O Dia D de mobilização nacional está programado para 4 de maio (sábado).

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é de que os municípios façam um escalonamento da vacinação para os grupos de risco, ou seja, que seja feita por etapas.

Assim, a primeira etapa, de 10 a 19 de abril, abrangerá as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (45 dias após o parto). Neste período, além da vacina influenza, também serão disponibilizadas as demais vacinas do calendário nacional para atualização da carteira de vacinação.

Grupos prioritários

A partir de 22 de abril, serão vacinados todos os demais grupos prioritários: pessoas com mais de 60 anos, trabalhador de saúde (dos setores públicos e privados), professores (da rede pública e privada), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também serão imunizadas, a partir do dia 22, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Serão disponibilizadas 207 mil doses. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um destes grupos prioritários: trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas e idosos.

A estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuídos ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.

“É importante que todos que estão nestes grupos de risco sejam vacinados. Eles podem ficar tranquilos porque vamos ter vacina para todas estas pessoas, que são as que têm maior chance de desenvolver quadros graves ou até morrer se contraírem a Influenza”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São José, Tereza Cardoso. 

A doença

A Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

 

WhatsApp chat