OUÇA AO VIVO 750 AM

Câmara de Jacareí muda horário de sessões para tentar acabar com o tédio nas galerias

ista parcial do Plenário da Câmara durante sessão de quarta-feira (21)
ista parcial do Plenário da Câmara durante sessão de quarta-feira (21)

A Câmara Municipal de Jacareí aprovou, nesta quarta-feira (21), uma alteração em seu Regimento Interno que muda novamente o horário de início das sessões ordinárias, passando das 9h para às 18h, sempre às quartas-feiras. A iniciativa visa tentar acabar com o ‘tédio’ nas galerias, quase sempre vazias e/ou frequentadas pelos mesmos munícipes, geralmente cabos eleitorais de vereadores ou pretensos candidatos à vereança nas próximas eleições.

A medida poderá provocar despesas extras no Legislativo com o remanejamento de servidores para o período noturno. A Secretaria de Comunicação da Casa informou que com a aprovação do projeto estão sendo estudadas formas alternativas de reduzir os custos, “pelo menos com pessoal, e uma delas é que os servidores escalados para as Sessões, cumpram jornada de trabalho diferenciada nestes dias”, reforça. Ainda de acordo com a Câmara, uma possibilidade é que o expediente destes servidores se inicie no período da tarde para se estender até o término da sessão. “Qualquer medida nesse sentido será devidamente regulamentada”, reforça.

A proposta atual é de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Paulinho dos Condutores (PL). “Muita gente não consegue vir no horário atual da sessão porque trabalha”, argumenta, “e a mudança facilitará o acesso às discussões políticas que afetam a vida de todos”, completa.

A alteração aprovada em 2019 vai na contramão de uma mudança feita pela legislatura anterior, no início de 2013, quando naquela oportunidade os vereadores de então readequaram a grade dos trabalhos, que era vespertina, para a partir das 9h, sob o pretexto de “estimular o cidadão ao uso da televisão para acompanhamento do trabalho dos parlamentares”, afirmaram. As sessões ordinárias são transmitidas ao vivo pela TV Câmara.

O Projeto foi aprovado nesta quarta-feira (21) em discussão única, por sete votos favoráveis a cinco contrários. Votaram a favor: Fernando da Ótica (PSC), Lucimar Ponciano (PSB), Luís Flávio (PT), Márcia Santos (PV),Paulinho dos Condutores (PL), Sônia Patas da Amizade (PSB) e Valmir do Parque Meia-Lua (DC). Os cinco votos contrários foram dos vereadores Juarez Araújo (PSD), Paulinho do Esporte (PSD), Rodrigo Salomon (PSDB), Aderbal Sodré (PSDB) e Arildo Batista (PT).

A medida entrará em vigor em 30 dias após sua publicação no Boletim Oficial do Município, o que deve acontecer nos próximos dias.

Fonte: Diário de Jacareí

WhatsApp chat