OUÇA AO VIVO 750 AM

Ações do Procon de São José orientam idosos a evitar prejuízos financeiros

Uma palestra no auditório do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) vai marcar o fechamento da semana de atividades especiais realizadas pelo Procon de São José dos Campos em defesa dos consumidores idosos. Numa parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o evento será realizado na sexta-feira (4), às 10h30.

Técnicos do órgão de defesa do consumidor fiscalizaram cinco empresas no centro da cidade - Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Técnicos do órgão de defesa do consumidor fiscalizaram cinco empresas no centro da cidade – Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Está prevista a presença de aproximadamente 200 pessoas na palestra. Técnicos do órgão municipal de defesa do consumidor vão dar dicas e orientações sobre prevenção a golpes contra os idosos.

O objetivo é conscientizar o público idoso a respeito dos principais cuidados para evitar prejuízos financeiros. Uma das formas de fugir das armadilhas, é tomar muito cuidado com ofertas divulgadas na internet, nas redes sociais, por e-mail, telefone e falsas cartas encaminhadas pelo correio.

Ações de fiscalização também estão sendo realizadas com vistas à proteção ao consumidor idoso. Na terça-feira (1º), o Procon visitou 5 empresas na região central da cidade. Uma delas foi autuada devido à ausência de informação clara sobre condições de financiamento em um anúncio veiculado na entrada do estabelecimento. Alguns panfletos também foram apreendidos para análise posterior sobre a existência de irregularidades.

No mesmo dia, profissionais do órgão estiveram nas Casas do Idoso. Eles deram orientações aos frequentadores nos casos de descontos indevidos nos benefícios recebidos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

WhatsApp chat