OUÇA AO VIVO 750 AM

Academias ao Ar Livre em São José ganham novas unidades e ampliam atendimento

As academias ao ar livre do Programa Cidade em Movimento, da Prefeitura de São José dos Campos ganharam, desde esta terça-feira (5), mais unidades com atendimento de professores de educação física. Neste ano, quatro novas academias foram implantadas e cinco remanejadas de local. Mais duas deverão ser transferidas até o final do ano e uma está em fase de avaliação.

Academia ao Ar Livre na avenida Cidade Jardim recebe bom público diariamente - Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Academia ao Ar Livre na avenida Cidade Jardim recebe bom público diariamente – Foto: Lucas Cabral/PMSJC

No início de 2017, eram 174 unidades. Atualmente, são 178 para atender a todas as regiões da cidade. Mais da metade conta com um profissional comandando alongamentos e orientando os usuários. Nas demais, as orientações básicas estão estampadas em placas nos locais.

Atendimento nos bairros

As novas academias instaladas na cidade estão localizadas na Praça Natal, no Parque Industrial (região sul), Praça das Bandeiras, no Bosque dos Eucaliptos (sul), Vila São Bento (sul) e sob a Ponte Maria Peregrina, na Vila Rhodia (norte).
A frequência média nas academias com atendimento é de 30 mil pessoas por mês, ou em torno de 385 pessoas por unidade, em sua maioria formada por mulheres de meia idade e da terceira idade. Unidades mais frequentadas, como a do Parque Santos Dumont, na região central, chegam a receber até 1.000 pessoas por mês.

Remanejamentos

Todas as academias são acompanhadas pela Prefeitura para avaliar se estão cumprindo sua função de promover o esporte, o lazer e a qualidade de vida, conforme prega o Cidade em Movimento. Esse acompanhamento envolve estudos de demanda com visitas aos locais e conversas com moradores.

Os estudos mostraram que em anos anteriores houve a instalação de academias sem a devida avaliação técnica, apenas com base em pedidos. Os remanejamentos são decididos após a constatação de um ou mais problemas, como falta de demanda, infraestrutura inadequada no local, além de depredações, pichações e furtos.

Após avaliação feita ao longo deste ano, foram decididas sete mudanças de local, sendo que cinco já foram remanejadas e duas serão até o final do ano. A mudança de uma oitava academia encontra-se em fase de definição.

WhatsApp chat